Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Como se organizar para o pagamento de impostos anuais

Todo início de ano a história se repete: após as comemorações e os gastos extras de dezembro, chega o momento de planejar como serão feitos os pagamentos dos tributos do ano corrente. Os mais conhecidos são IPTU, IPVA e licenciamento.

Segundo especialistas, 2016 também deve ser um ano de recessão, por isso é importante programar as finanças pessoais para que não haja desequilíbrio financeiro, pois além desses impostos existem ainda as contas regulares, matrícula e material escolar e, muitas vezes, despesas inesperadas. Confira as dicas:

IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano é uma taxa municipal, calculada sobre o valor do metro quadrado do imóvel. Geralmente, o preço deste tributo tem desconto se for quitado até uma determinada data. Caso seja igual ou superior a 10%, vale pagar à vista.

Em diversas cidades é possível parcelar o IPTU em até dez vezes. Se o pagamento de alguma das parcelas for atrasado, será acrescido ao valor mensal multa de 0,33% ao dia, limitada a 20%. Alguns contribuintes são isentos desse imposto. É interessante consultar se a sua propriedade atende as condições estabelecidas. Confira aqui: http://www.maceio.al.gov.br/smf/isencoes-iptu/

IPVA

É sempre preferível efetuar o pagamento à vista. Porém, se há dívidas neste começo de ano, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que varia de acordo com o final da placa do carro do contribuinte, é uma das contas que podem ser deixadas para pagar a prazo.

Alguns especialistas acreditam que não vale a pena ficar com o bolso apertado para pagar o imposto estadual de uma só vez, se o desconto para o pagamento à vista não for maior que 9%.

Licenciamento

Em alguns estados, o valor do licenciamento já vem acompanhado do IPVA. Ele pode variar e é cobrado de acordo com o tipo do veículo. O pagamento é extremamente importante para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que deve ser portado pelo condutor de forma obrigatória.

  • Publicações46
  • Seguidores88
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1113
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-se-organizar-para-o-pagamento-de-impostos-anuais/297875585

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)