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20 de Abril de 2024

Oito dicas para evitar a falência da sua empresa

Oito dicas para evitar a falncia da sua empresa

Um dos grandes medos dos empresários é que seu negócio não dê certo. Dados do Sebrae apontam que três em cada 10 empresas vão à falência após 2 anos. No Brasil, os pedidos aumentaram 26,5% no primeiro semestre de 2016, em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho, credores fizeram 1.098 pedidos de falência.

Entretanto, para que uma empresa tenha longa vida, não basta apenas ter espírito empreendedor ou se preocupar com produto, consumidor e concorrente. Detalhes jurídicos são essenciais para a sobrevivência de uma organização. É preciso fazer uma boa gestão e ter planejamento. Selecionamos oito dicas para que seu negócio seja preservado e não precise enfrentar a falência. Confira:

1 – Planejamento: é fundamental para qualquer empresa. Para se administrar naturalmente um negócio, é preciso manter a disciplina, ter metas e visão de longo prazo;

2 – Ouça especialistas: buscar conselhos de pessoas independentes e imparciais pode ajudar na tomada de decisões importantes, para que sua empresa não seja prejudicada mais à frente. Contratar uma assessoria jurídica se torna um investimento imprescindível para evitar erros que podem levar à falência;

3 – Separe a pessoa física da jurídica: fazer retiradas de dinheiro sem planejamento são ações que podem afetar o caixa da empresa em períodos de crise. Além de simbolizar uma fatia que não deveria existir na planilha financeira, podem gerar alguns problemas com impostos;

4 – Atenção com os contratos: é preciso ter cuidado com contratos firmados com fornecedores. Não assine um documento sem ter a certeza de que entendeu suas especificações e que não haverá prejuízos em caso de desistência ou encerramento imprevisíveis;

5 – Acordos de trabalho: é importante estar atento aos mínimos detalhes de um acordo de trabalho. Um contrato bem formulado, com descrição, detalhes e especificações evitará processos trabalhistas e, consequentemente, condenações que desestruturam a saúde financeira da empresa;

6 – Relação com os clientes: Erros no atendimento ou no produto entregue podem causar processos de reparação de danos. Para evitar essas situações, os contratos com os clientes também devem ter todas as especificações do produto, sem deixar de citar as cláusulas penais para descumprimento. Se você lida com o consumidor final, a atenção deve ser redobrada;

7 – Antecipe os problemas: Sempre anteveja situações de risco e problemas que poderão acontecer durante uma negociação ou durante a venda/execução de um serviço. Não esqueça do que também pode acontecer durante o pós venda. Um problema antevisto será uma situação já prevista em contrato;

8 – Cumpra renegociações: Se a sua empresa chegou ao ponto de se endividar, é importante conversar com os credores e renegociar as dívidas, buscando as melhores taxas e prazos. Se não cumprir o que foi acordado, os benefícios obtidos, o crédito e a credibilidade são perdidos.

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