Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Pedidos de recuperação judicial batem recorde

Pedidos de recuperao judicial batem recorde

No momento em que o Brasil passa por uma de suas maiores crises econômicas, os pedidos de recuperação judicial de empresas bateram recorde histórico em 2016. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, somente em setembro foram contabilizados 244 requerimentos. Em agosto deste ano foram 137 pedidos e em setembro de 2015, 147.

Entre janeiro e setembro de 2016, em comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 62%. Esse número equivale a 1.479 ocorrências contra 913. Os pedidos são liderados pelas micro e pequenas empresas (917), em seguida pelas médias (357) e pelas grandes companhias (205).

“Ação do pedido de recuperação judicial é uma tentativa para que a empresa consiga manter as suas atividades. Com a recuperação, a empresa ganha novas condições para tocar as suas operações”, explica o advogado Vicente Vieira, sócio do escritório Jairo e George Melo Advogados Associados – JGM.

Medida pode evitar a falência

Segundo os economistas da Serasa Experian, o recorde histórico revela a gravidade da situação financeira das empresas brasileiras, que estão enfrentando uma prolongada recessão e deteriorando seus fluxos de caixa, combinada com as adversas condições de crédito, como juros altos e restrições de acesso. Diante desse cenário, as instituições acabam recorrendo à recuperação judicial como mecanismo de sobrevivência.

Para a advogada Maíra Sousa, também integrante do JGM, buscar o auxílio de um profissional especializado para analisar a situação da empresa é fundamental e deve ser a primeira atitude a ser tomada. “Em meio a crise econômica e financeira que estamos vivendo em nosso país, na qual vemos pequenas e grandes empresas fechando suas portas, é importante procurar um profissional para que ele realize uma análise jurídica da empresa, sugira possibilidades e participe das negociações com os credores. Essa iniciativa pode evitar o processo de falência”, conclui.

  • Publicações46
  • Seguidores88
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações521
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pedidos-de-recuperacao-judicial-batem-recorde/399983637

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bem interessante este post. Sou Perita Contadora e sempre estudo este tema, inclusive neste mês fiz um curso de Perícia em Recuperação Judicial e Falência. Busco uma oportunidade para colocar em prática os conhecimentos pertinentes a avaliação técnica de empresas antes e durante o pedido de recuperação e falência. Em caso de interesse meu contato é: contato@expertjus.com. continuar lendo